Preparação Física

Wii Fit

O Wii Fit é um jogo exclusivo que visa atrair a família inteira e quebrar estereótipos de que videogames estimulam o sedentarismo.

O jogo foi desenvolvido por Shigeru Miyamoto para o Wii, videogame produzido pela empresa japonesa Nintendo, e vem com um acessório no formato de uma balança chamado Wii Balance Board. Seu lançamento acontecem eu 2007 no Japão, e em 2008 nos demais países.

Para começar a jogar, o usuário deve criar um perfil, indicando seu peso e idade, para que seja possível acompanhar progressos causados pela nova forma de exercício.

O Wii Balance Board é capaz de medir o centro de gravidade de uma pessoa, detectando para que lado ela está se movendo, além de checar o seu peso.

O jogo analisa também o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário, baseando-se no padrão usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém, alguns jogadores afirmam que essa medição não é sempre precisa.

Este sistema permite a realização de mais de 40 tipos de atividades de treinamento, que estão divididas em quatro categorias:

Exercícios aeróbicos

Atividades com o objetivo de fazer o usuário se agitar e se movimentar bastante.

Treinamento de força

Exercícios controlados com os braços, pernas e outras partes do corpo.

Yoga

Atividades que visam trabalhar o equilíbrio e a flexibilidade orientando os jogadores a realizarem as famosas posições de yoga.

Jogos de equilíbrio

Jogos baseados no equilíbrio. Nessa categoria os usuários podem fingir que estão cabeceando bolas virtuais ou que estão esquiando, por exemplo.

Miyamoto afirmou não acreditar que o propósito do Wii Fit seja realmente deixar uma pessoa em forma. Ele explicou que a intenção é torná-la consciente do seu próprio corpo, para que a importância da atividade física seja percebida.

Antes de iniciar o jogo, o ideal é tomar cuidados como calçar meias limpas (pois a Balance Board é branca e pode ficar suja) e realizar alongamentos, que são essenciais antes de qualquer prática física, para que possíveis lesões sejam evitadas.

Alguns jogadores alertam também para a necessidade de colocar a Balance Board em cima de um tapete (apesar da proteção de borracha embaixo do aparelho), com o intuito de evitar que ela saia do lugar e o usuário caia no chão.

Confira o Vídeo explicativo.

Deixe um comentário