Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Escolher a roupa certa para praticar atividade física pode garantir um melhor rendimento

A oferta de roupas para a prática de atividade física é tanta que, às vezes, fica difícil escolher a melhor opção. O fundamental é que as peças sejam leves e proporcionem mobilidade, mas outras características devem ser levadas em conta dependendo do tipo de exercício. A evaporação do suor é um mecanismo imprescindível para a regulação da temperatura corporal, a qual é controlada por um constante equilíbrio entre a intensidade da perda do calor e a intensidade da produção de calor. Além da evaporação da água pela pele (suor) e pelos pulmões, o calor é perdido por outros dois meios: a radiação e a condução para o ar e para os objetos sólidos. Quando uma pessoa está despida e sentada num banco em um quarto com temperatura constante de 21°C, cerca de 60% do calor perdido por esse indivíduo é através da radiação, 15% por condução para o ar, 3% por condução para o chão e banco e por fim, cerca de 22% do calor produzido no corpo são removidos pela evaporação. A evaporação de um grama de água remove aproximadamente ½ caloria do corpo. Sob condições extremas, cerca de 1,5 litro de suor pode ser secretado a cada hora, o qual se for totalmente evaporado, removerá cerca de 800 calorias de calor. Ou seja, aquelas pessoas que estão se exercitando agasalhadas, formando uma barreira para a evaporação do suor, além de por em risco o funcionamento de seu organismo, estão perdendo menos calorias do que se estivessem fazendo a mesma atividade sem a barreira, ou melhor sem o agasalho.

Então qual seria a roupa ideal para a prática de atividade física?

Um atleta competitivo, sempre busca uma melhor performance, é por isso que existem nadadores que usam roupas que imitam a pele de um tubarão, por exemplo, pois em uma olimpíada milésimos podem significar uma medalha de ouro ou a quebra de recordes mundiais. Em esportes como o Hóquei, por exemplo, a função da roupa é proteger contra impactos. Já que o objetivo da maioria de nós, apenas é atividade recreativa e/ou estética, temos que nos atentar a alguns detalhes. Bom, para as mulheres em específico tem um detalhe importante, que é dar sustentação aos seios, sendo muitas vezes necessário usar um top. Nos climas tropicais como o nosso, que faz bastante sol e calor, a roupa tem que ser planejada para dois fins: (1) para a proteção dos raios solares e (2) para permitir a máxima evaporação do suor. Materiais como o linho e algodão permitem muito mais a evaporação do que tecidos plásticos e a lã. Sem dúvida nenhuma, roupas leves, que permitam uma melhor execução dos movimentos, com tecidos frescos que permitem uma boa evaporação do suor e proteção contra raios solares, são as roupas ideais para praticar atividades físicas. Fazer agachamento ou leg press, por exemplo, com calça de agasalho é muito desconfortável. Dê preferência aos tecidos próprios para a pratica de esportes (tac tel ou dry fit), pois treinar de camisa pólo ou malha aumenta a sudorese e a perda de água é o maior responsável pela diminuição da performance.

Qual o tecido ideal para a roupa de treino?

Confira os principais tecidos disponíveis atualmente e escolha a roupa certa para a malhação:

– Dry Fit: Tecido agradável ao tato, muito utilizado na prática de esportes náuticos e com exposição ao sol, porque absorve o suor, evitando o contato com a pele.

– Eclet: Tecido indicado para todos os tipos de modalidades esportivas, com visual natural. Proporciona conforto térmico (transferência rápida de calor e umidade entre o corpo, o tecido e o meio ambiente). Além de possuir secagem mais rápida que os demais tecidos de outras composições.

– Acquos: Tecido ideal para uso em piscina, devido a sua alta resistência a produtos químicos. Podendo ser usado em qualquer tipo de água, inclusive aquelas com maior concentração de cloro (piscinas destinadas à fisioterapia).  Não desliza durante o uso, além de proporcionar conforto.

– Tafetá Cristal: Tecido de visual fashion, com brilho sutil e efeito levemente amassado. Possui transferência rápida de calor e umidade, sendo muito utilizado para confecção de agasalhos.

– Leggeríssimo-Pro: Tecido que tem como principais atributos: conforto térmico, leveza, maciez e micro ondulações que minimizam a colagem do tecido no corpo após a transpiração.  Indicado para todos os tipos de modalidades esportivas e fitness, atualmente muito utilizado em corridas e ginástica de alto impacto.

– Take (bambu em japonês): Tecido que vem criar uma nova tendência mundial de consumo ecologicamente sustentável, tem em sua composição fibra de bambu (100% pura) e lycra. Proporciona conforto térmico, sensação de frescor, excelente absorção de umidade e ventilação, tudo isso através de sua textura fina. Tecido indicado para utilização no verão, por ser confortável e não ter aquela sensação desagradável de ficar colado ao corpo.

– Bio-Light: Tecido com ação bacteriostática inserida no fio, que inibe a proliferação de bactérias causadoras de odores. Proporciona maior evaporação do suor, excepcional conforto e toque macio. Indicado para todas as modalidades de fitness.

Agora que você conhece mais sobre a diferença entre os tecidos, escolha o mais adequado a sua atividade esportiva e tenha um ótimo treino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s