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Alongamento

Atualmente  com a vida corrida e lutando contra o tempo, muitas pessoas acabam deixando de lado o cuidado com a saúde e hábitos de vida saudáveis. Toda essa rotina e a vida sedentária levam a um encurtamento das fibras musculares, e a uma diminuição de sua flexibilidade. Muitas pessoas sofrem de dores e desconfortos (principalmente na região lombar) e não sabem que a causa pode estar ligada  a esta diminuição da flexibilidade.

O aumento ou a manutenção da flexibilidade envolve o alongamento dos ligamentos e dos músculos que limitam a amplitude de movimento de determinada articulação.

Até mesmo os praticantes de esportes devem estar atentos quanto a importância do alongamento. Antes da atividade o mesmo leva a um aquecimento da musculatura e a prepara para o exercício, e ao final leva a um relaxamento, prevenindo o encurtamento. Sabe-se também  que quanto maior a elasticidade do músculo , maior será seu grau de força durante a contração, logo conclui-se que todo músculo encurtado é fraco e consequentemente mais propenso a lesões.

Além de aliviar o corpo da tensão do dia, é um exercício prazeroso, que promove bem estar geral. O alongamento pode ser realizado em qualquer hora do dia, ao acordar, em uma pausa do trabalho (principalmente os que exigem esforços repetitivos), ao chegar em casa. Não existe uma regra, o importante é fazê-lo,de forma regular e é claro correta. A posição para realização do alongamento deve ser confortável e cada exercício deve ser sustentado de 20 a 30 segundos, deve-se respirar de forma lenta e profunda.

Para maiores esclarecimentos procure orientação de um educador físico ou fisioterapeuta, sobre a forma correta de realizar os exercícios de alongamento e o mais indicado para seu caso.

Motivos para reservar alguns minutinhos do seu dia para a prática do alongamento:

  • Relaxa a musculatura;
  • Previne lesões;
  • Ativa a circulação;
  • Diminui o tônus muscular;
  • Contribui no alinhamento da postura;
  • Aumenta a amplitude de movimento;
  • Proporciona maior consciência corporal.

Renata Morete

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