Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Lesão de menisco

Os meniscos são estruturas em forma de meia lua, densamente fibrosas que se situam na face articular da extremidade superior da tíbia.

As principais funções dos meniscos são de absorver choques ou impactos, servir como estabilizadores e facilitar a lubrificação da articulação do joelho.

Os meniscos são estruturas muito sujeitas a lesão que podem ocorrer devido a inúmeros fatores como esforços repetitivos, entorse de joelho, patologias degenerativas e congênitas e traumas.  O menisco medial é o mais comum de ser lesionado,  por ter menor mobilidade.

Os sintomas da lesão meniscal incluem dor ao agachar, dor à palpação,  edema na região, limitação para movimentação do joelho, sensação de ‘travamento’.

Para se diagnosticar a lesão menical existem testes clinicos especificos, mas o interessante é associar o exame clínico com a  ressonância magnética que mostra a localização da lesão e se existem outras estruturas comprometidas.

A escolha do tratamento  varia de acordo com o tipo e grau da lesão, com a idade do individuo e atividades fisicas praticadas no dia a dia. A terapêutica nesses casos pode ir desde o tratamento  conservador com uso de antiinflamatorios e fisioterapia até mesmo a indicação cirúrgica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s