Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Jack 3D – O que não vem escrito no rótulo

A enorme quan­ti­dade de pro­du­tos mági­cos ofe­re­ci­dos pela indús­tria de suple­men­ta­ção nos deixa real­mente ator­do­a­dos e sem saber como jul­gar qual o melhor,  se real­mente fun­ci­ona e quais são os ris­cos. Por isso vou escre­ver um post sobre esse pro­duto especificamente.

Quando pen­sa­mos em suple­men­ta­ção, sem­pre temos que lem­brar de ali­men­ta­ção. Os suple­men­tos nada mais são do que com­pos­tos iso­la­dos de deter­mi­na­das subs­tân­cias pre­sen­tes nos ali­men­tos ou no nosso organismo. E por isso, uma aná­lise cri­te­ri­osa de cada com­po­nente do suple­mento deve ser feita antes de ser con­su­mido. Basi­ca­mente, deve­mos ana­li­sar o que é e para que serve cada item e seus efei­tos colaterais.

O Jack3d é ven­dido como um super suple­mento pré-treino, que irá te fazer ficar mais focado, levan­tar mais peso e te dar ener­gia dura­doura para trei­nos intensos!

Para con­fir­mar isso e res­pon­der as per­gun­tas que me fazem, bus­quei estu­dos com dados cien­tí­fi­cos sobre o Jack3d. Entretanto, em minhas pes­qui­sas não encon­trei expe­ri­men­tos com esse suple­mento. O que fiz então foi pro­cu­rar sua com­po­si­ção deta­lhada para analizá-la separadamente.

A com­po­si­ção do Jack3d é divida em 2 complexos.

COMPLEXO I: Y-RD™ (153,33 mg)

THEOPHYLLINE (TEOFILINA)

É tam­bém conhe­cida como dime­til­xan­tina. É uma droga usada no tra­ta­mento de doen­ças res­pi­ra­tó­rias como asma, doença pul­mo­nar obs­tru­tiva crô­nica (DPOC), tem efei­tos esti­mu­lan­tes por pos­suir forma estru­tu­ral seme­lhante a da cafeína. Con­tudo, por causa dos seus efei­tos cola­te­rais agora é rara­mente uti­li­zada clinicamente.

A teo­fi­lina é natu­ral­mente encon­trada na maior parte dos chás, só que em meno­res quantidades.

Suas prin­ci­pais ações são:

  • dila­tar os brôn­quios no pulmão;
  • aumen­tar a força de con­tra­ção do coração;
  • aumen­tar a frequên­cia (ritmo) de con­tra­ções do coração;
  • aumen­tar a pres­são arterial;
  • aumen­tar o fluxo san­guí­neo nos rins;
  • efeito esti­mu­lante no sis­tema ner­voso cen­tral (SNC), prin­ci­pal­mente na parte res­pon­sá­vel pelo con­trole da respiração

Alguns pos­sí­veis efei­tos cola­te­rias da Teofilina:

  • diar­réia;
  • náu­sea;
  • aumento da frequên­cia cardíaca;
  • cefa­léia;
  • insô­nia;
  • irri­ta­bi­li­dade;
  • ton­tu­ras;
  • ver­tin­gens

1,3 DIMETHYLAMYLAMINE

A Dimethy­lamy­la­mine ou Methy­lhe­xa­ne­a­mine, é um com­po­nente do óleo da flor de Gerâ­nio e por isso é ven­dida pela indús­trias de suple­men­ta­ção como ali­mento dietético.

Quando iso­lada em labo­ra­tó­rio, nor­mal­mente é uti­li­zada como des­con­ges­ti­o­nante nasal, por via oral ou nasal, por causa do seu efeito vasoconstritor.

Entre­tanto, essa droga não é apro­vada pela Food and Drug Admi­nis­tra­tion (FDA), nos EUA, pela falta de estu­dos con­clu­si­vos sobre sua dose segura e pelos efei­tos esti­mu­lan­tes sobre o SNC seme­lhan­tes ao das anfe­ta­mi­nas e efe­drina, o que pode oca­si­o­nar dependência.

Na Nova Zelân­dia fre­quen­ta­do­res de fes­tas notur­nas con­su­miam com­pri­mi­dos esti­mu­lan­tes que tinham como ingre­di­ente ativo a Dimethy­lamy­la­mine. Alguns efei­tos adver­sos sérios foram relatados:

  • dores de cabeça;
  • náu­seas;
  • aci­dente vas­cu­lar cere­bral (AVC)

E então, desde 2008 essa subs­tân­cia pas­sou a ser con­si­de­rada ile­gal na Nova Zelândia.

No meio espor­tivo, já foram encon­tra­dos vários casos de doping por uti­li­za­ção da Dimethylamylamine.

Em 2009 cinco atle­tas jamai­ca­nos foram pegos no exame pelo Comitê Jamai­cano de Anti-Doping, pelo uso dessa droga como estimulante.

Durante os Jogos da Com­monwe­alth neste ano, o atleta nige­ri­ano Damola Osayemi per­deu sua meda­lha de ouro nos 100m, após ser detec­tada a subs­tân­cia Dimethy­lamy­la­mine durante os tes­tes de drogas. Em seguida, o teste de outro atleta nige­ri­ano, Samuel Okon, que ter­mi­nou em sexto nos 110m com bar­rei­ras, tam­bém deu posi­tivo para a droga.

Ainda em 2010, em outu­bro, dois ciclis­tas Portugueses, foram pegos no dop­ping durante o Cam­pe­o­nato Naci­o­nal Por­tu­guês no final de junho. O Aus­tra­lian Sports Anti-doping Autho­rity sus­pen­deu nove atle­tas aus­tra­li­a­nos da Liga de Fute­bol Aus­tra­li­ano e Liga Naci­o­nal de Rugby tam­bém em outubro.

Em novem­bro foi a vez da África do Sul encon­trar a subs­tân­cia em dois  joga­do­res de Rugby na turnê anual de Rugby do Hemis­fé­rio Norte, os joga­do­res foram sus­pen­sos e ime­di­a­ta­mente man­da­dos de volta casa, ape­sar de terem ale­gado que con­su­mi­ram a subs­tân­cia invo­lun­ta­ri­a­mente, sob a forma de medi­ca­ção para os sin­to­mas da gripe.

Por esses fatos, a par­tir de 2010, a World Anti-Doping Agency incluiu a Dimethy­lamy­la­mine na lista de subs­tân­cia ilegais.

DIBENZO

Essa subs­tân­cia é da famí­lia das Ben­zo­di­a­ze­pi­nas, que são um grupo de medi­ca­men­tos uti­li­za­dos para tra­ta­mento de ansi­e­dade, amné­sia ante­ró­grada ou como seda­ti­vos, hip­nó­ti­cos, rela­xante mus­cu­lar e ainda anti­con­vul­si­o­nante. Ela tem uma grande capa­ci­dade de depri­mir o SNC, ou seja, dimi­nuir a ati­vi­dade cerebral.

Alguns efei­tos adver­sos do seu uso:

  • Seda­ção;
  • Eufo­ria;
  • Amné­sia;
  • Indi­fe­rença e má ava­li­a­ção do perigo;
  • Exa­cer­bar muito os efei­tos do álcool;
  • Con­fu­são mental;
  • Hipo­ter­mia (dimi­nui­ção da tem­pe­ra­tura corporal);
  • Depen­dên­cia;
  • Aumento da hos­ti­li­dade (agressividade);
  • Ata­xia (falta de coor­de­na­ção nos movimentos);
  • Ane­mia;
  • Alu­ci­na­ções.

Nome de alguns tipos de benzodiazepínicos:

  • Dia­ze­pam ou Valium;
  • Lora­ze­pam;
  • Clo­na­ze­pam ou Rivotril;
  • Bro­ma­ze­pam ou Lexotan.

SCHIZANDROL A

O Schi­zan­drol A pos­sui a seguinte com­bi­na­ção: 2, 3, 4, 1, 2, 3-hexamethoxy-6,7-dimetil-1, 2,3,4-dibenzo-1,3-cyclooctadien-6-Ol e junto com o Dibenzo, atuam no fun­ci­o­na­mento cere­bral ini­bindo o SNC.

Ele pro­voca o aumento nas con­cen­tra­ções de dopa­mina e sero­to­nina no cére­bro, levando a um aumento na sen­sa­ção de pra­zer e bem estar, por isso, tam­bém pode ser uti­li­zado no tra­ta­mento de trans­tor­nos de comportamento, ansiedade e depres­são. Entre­tanto, exis­tem pou­cas pes­qui­sas com a sua uti­li­za­ção em huma­nos, somente em roedores.

COMPLEXO II: ATP-Carnosina-Vaso Com­plex™ (3500,00 mg)

CREATINA MONOHIDRATADA

A cre­a­tina é um com­posto encon­trado nos mús­cu­los na de forma de Cre­a­tina Fos­fato (CP), pois em sua estru­tura quí­mica existe uma molé­cula de fós­foro adicionada.

Como suple­mento, é uti­li­zada nor­mal­mente em moda­li­da­des espor­ti­vas que exi­gem uma grande pro­du­ção de força, e de maneira rápida. Nos ali­men­tos é encon­trada em mai­o­res quan­ti­da­des nas car­nes em geral.

BETA ALANINA

É um ami­noá­cido não essen­cial pre­sente no nosso orga­nismo, que tem par­ti­ci­pa­ção em todas as vias energéticas: carboidratos, pro­teí­nas e gor­du­ras. Ela atua no reco­nhe­ci­mento dos nutri­en­tes que serão utli­za­dos pela célula, na regu­la­ção da ati­vi­dade de cer­tos tipos de enzi­mas, no meta­bo­lismo do Trip­to­fano (ami­noá­cido for­ma­dor de Sero­to­nina) e tam­bém auxi­lia no aumento da sín­tese pro­teíca (for­ma­ção de novas proteínas).

ARGININA

É tam­bém um ami­noá­cido pre­sente no nosso orga­nismo, porém essencial.

A argi­nina é o pre­cur­sor ime­di­ato do Óxido Nítrico e esse por sua vez pro­move rela­xa­mento dos vasos san­guí­neos, dimi­nuindo a pres­são arte­rial. Tam­bém é impor­tante para pro­du­ção de cre­a­tina e tem papel fun­da­men­tal na divi­são celu­lar (mitose e mei­ose), na cica­tri­za­ção de feri­das, na remo­ção de amô­nia do corpo, no sis­tema imu­no­ló­gico e na pro­du­ção de alguns hormônios.

ALFA-CETOGLUTARATO

Conhe­cido tam­bém como Ácido Alfa-Cetoglutarato tem par­ti­ci­pa­ção na for­ma­ção de ener­gia celu­lar sendo uma peça chave no Ciclo de Krebs (ciclo for­ma­dor de ener­gia den­tro das célu­las). Além de regu­lar a pro­du­ção de ener­gia, outra fun­ção impor­tante desse ácido é a for­ma­ção de ácido glu­tâ­mico ou Glu­ta­mina, ami­noá­cido essen­cial para con­tro­lar a repa­ra­ção de teci­dos no corpo (pele, mús­cu­los e outros) e man­ter o sis­tema imunológico.

OUTROS INGREDIENTES

ÁCIDO CÍTRICO

O ácido cítrico é um anti­o­xi­dante encon­trado na mai­o­ria das fru­tas, sobre­tudo nas mais cítri­cas, limão, laranja, acerola.

Sua fun­ção é aju­dar a remo­ver os átomos de oxi­gê­nio que “sobram” no nosso corpo, retar­dando o pro­cesso de envelhecimento.

SUCRALOSE

É um ado­çante deri­vado do açú­car, bas­tante uti­li­zado em bebi­das de baixa quan­ti­dade calórica.

ACESULFAME-K

Ado­çante die­té­tico bas­tante uti­li­zado em doces, bebi­das e chi­cle­tes. Ele não é meta­bo­li­zado pelo orga­nismo humano, sendo eli­mi­nado com a mesma forma em que foi ingerido.

IMPORTANTE!

Todas as subs­tân­cias des­cri­tas no COMPLEXO I atuam no fun­ci­o­na­mento do Sis­tema Ner­voso Cen­tral e podem cau­sar dependência.

OPINIÃO PROFISSIONAL

Infe­liz­mente, na indús­tria da suple­men­ta­ção exis­tem pou­cos estu­dos com­pro­vando a efi­cá­cia de alguns pro­du­tos e estes, aca­bam sendo con­su­mi­dos de maneira equi­vo­cada pelas pes­soas. O mais impor­tante quando se trata de efi­ci­ên­cia e segu­rança é SEMPRE pro­cu­rar ori­en­ta­ção de pro­fis­si­o­nais sérios e qua­li­fi­ca­dos para enten­der qual a real neces­si­dade da suple­men­ta­ção,  qual tipo de pro­duto e qual a dosa­gem mais ade­quada para você.

Quanto ao Jack3d,  sou total­mente CONTRA o seu con­sumo, não indico, não com­pro e não reco­mendo. Haja visto, as subs­tân­cias uti­li­za­das em sua com­po­si­ção, apoi­ada pela repro­va­ção pela Food and Drugs Admi­nis­tra­tion (FDA) nos EUA e tam­bém pela Agên­cia de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (ANVISA) no Brasil.

texto de Diego Zanon

22 responses

  1. Fabio Buchner

    Caberia a mesma análise com o LIPO6 Black? Me ajudaria bastante. Obrigado.

    24 de Janeiro de 2011 às 10:41

    • vou pesquisar sobre.
      qualquer outra sugestão é só falar.

      24 de Janeiro de 2011 às 16:51

  2. Simone

    Muito obrigada pelo trabalho!!!!
    Profissionais como você estão em extinção hoje em dia…ninguém se dá ao trabalho de saber o que está ingerindo, se/quando vai fazer mal…dominados pelo marketing (e pela “ignorância consciente”😦 ) …

    4 de Fevereiro de 2011 às 13:02

  3. André

    Parabéns pelo trabalho.
    A nova moda agora se chama hemo-rage black.
    Acho que segue o mesmo princípio do Jack3d , e vejo pessoas com 6 meses de academia fazendo “magica” com pesos altissimos.
    Quando puder, analise este por favor.
    Valeu .

    10 de Fevereiro de 2011 às 15:51

  4. Fala André, vou dar uma pesquisada e assim que possível coloco aqui okay?

    Abraços

    11 de Fevereiro de 2011 às 11:19

  5. Andre Irigoyen (gaucho lindenwood)

    Carioqueira,
    cara, fui procurar informacoes sobre o jack 3d no google e fiquei mto feliz de ver teu site na primeira pagina no google, parabens. Fiquei mais feliz ainda de ver um artigo de tanta qualidade. Parabens pelo trabalho e sucesso!

    18 de Fevereiro de 2011 às 2:28

    • Legal cara, eu sempre busco artigos interessantes pra colocar aqui, além de ter as colunas né!
      De primeira no google? Bom saber… saudade de tu parceiro!
      Abração

      18 de Fevereiro de 2011 às 7:35

  6. Felipe André

    Olá, ótimo trabalho. O sr. poderia fazer a mesma análise com o “Prime”, da mesma empresa do Jack3d – USPLABS. Agradeço. Continue com o trabalho excelente.

    Por sinal, qual suplemento o sr. indica, para dar força ?

    22 de Abril de 2011 às 22:31

  7. Alexandre

    Tu pode me informar acerca dos componentes, efeitos benéficos, colaterais, etc., do hemo rage? E se ele ou o Jack 3D causam ginecosmastia?
    Obrigado e parabéns pela idoneidade das informações.

    16 de Maio de 2011 às 8:39

  8. Andre

    Parabéns pelo esclarecimento! Outras mídias já tentaram e não tinham informações consistentes!

    Vc poderia , por favor, me dizer quais foram as referências bibliográficas?
    Cordialmente,
    Andre

    31 de Maio de 2011 às 12:16

    • Fala André,

      o texto foi retirado so site do professor Diego Zanon.

      Abraços,

      Sapo

      3 de Junho de 2011 às 14:21

  9. necessidade

    Ola gostei muito do seu blog muito mesmo, nao queria usar de tal artificio para o esporte que pratico porque sou um apaixonado pelo esporte em duas rodas o ciclismo de estrada pra ser direto mas vou te mostrar uma lado da moeda que poucos vem ou comentam sou um ciclista profissional porque recebo pra isso essa é a parte boa porem a estrutura nao é compativel com o ritmo internacional a começar pelo doping no ciclismo brasileiro dificilmente á exame de sangue o que torna facil o atletas eliminar ou mascarar as substancias elicitas,tenho um tecnico completamente idiota que nunca fez um treino em grupo eu tenho mais de 10 anos de ciclismo ele mal conhece as estrategias de uma corrida mas quer resultados magícos, e resumindo eu preciso da grana afinal eu tenho minhas contas.
    Finalizando isso nao é so no meu esporte que acontece, na maioria é assim.
    Os resultados envolve salarios,bolsas e talvez uma faculdade é assim que funciona e é assim que vai funcionar por muito tempo, é injusto! Eu nunca usei nada mas agora começei a usar para manter o meu salario e a renovaçao pro ano que vem, enquanto não mudarmos muitas coisas no brasil vai ser assim. Perdi muito dinheiro e oportunidades por tentar andar na linha o meu treinador nao tolera um atleta sujo nem eu me sinto bem fazendo isso mas preciso para continuar dentro do esporte e não perde as oportunidades estou ciente dos riscos! se alguem me apresentar uma solução plausivel eu agradeço de coração, essa foi a forma de um desabafo de um atleta que tinha uma visão mas a necessidade e a realidade me mostram outras, estarei acompanhando o blog as opniões e criticas da situação que descrevi e deixando bem claro que isso não ocorre só no ciclismo.

    3 de Agosto de 2011 às 2:04

  10. Claudia

    Gostei bastante da profundidade da avaliaçao! Muito esclarecedor!
    Tu saberias algo sobre o Hemo Rage Black? Minha nutricionista me indicou, comprei e me senti extremamente mal no primeiro e único uso! A fórmula nao é clara sobre seus componentes e, pelo mal estar que senti, nao deve ser algo muito saudável! Sou maratonista e treino diariamente, inclusive musculaçao 3x por semana! Se souberes algo, vou gostar de ler! Obrigada e parabéns!

    7 de Setembro de 2011 às 16:54

  11. Luiza rocha

    Gostaria de saber onde você conseguiu informações sobre os componentes do Jack foi em algum artigo?

    Obrigada

    25 de Setembro de 2011 às 11:02

    • Luiza, o texto foi retirado do site ao qual eu cito como fonte.

      3 de Outubro de 2011 às 22:37

  12. Nacif Elias

    Sou atleta profissional e ninguém sabe me informar se o Nano vapor e o Lipo 6 Black caiem no doping,se puder me ajudar ficarei grato.abraços

    26 de Outubro de 2011 às 10:51

    • Nacif, não tenho noção da lista de substâncias que estão na lista de proibidos. Seria mais prudente você consultar seu preparador físico/técnico sobre isso. Fora que a utilização de ambos depende sempre de qual fase do treinamento você se encontra.
      Abs,
      Sapo

      26 de Outubro de 2011 às 11:56

  13. Luis

    Alguém perguntou sobre o lipo6 black. Ele é um termogênico, diferente do jack, tem a finalidade de queima de gordura. Se não me engano tem cafeína e taurina para dar mais ‘vontade’. Acredito que seja mais indicado para quem tem um treino de definição, perda gordura localizada, enfim um treino composto em sua maioria por atividades aeróbicas. Mas um estudo mais aprofundado seria bem quisto. Parabéns pelo cunho informativo.

    28 de Outubro de 2011 às 7:46

  14. Victo Xavier

    Por favor, quando tiver informações mais precisas sobre o Hemo rage Black me passe. vxml_vet@hotmail.com. Comprei mais fiquei com “medo” de usar! Abraço.

    10 de Janeiro de 2012 às 14:30

    • Pode deixar, vou dar uma pesquisada e falar com a nutricionista Fernanda Ribeiro sobre isso

      10 de Janeiro de 2012 às 16:17

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s