Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Fraturas por Estresse

As fraturas por estresse são caracterizadas por micro fissuras nos ossos, como resultado de uma grande quantidade de impacto de forma repetida. Este tipo de fratura é mais comum nos membros inferiores (tíbia, fíbula, fêmur, metatarsos).

Era muito relacionada aos atletas praticantes de esportes com impacto, decorrente, por exemplo, de um aumento muito rápido da intensidade, volume ou mesmo de uma mudança no tipo de treino. Outro fator que deve ser relacionado  é a fadiga muscular, pois os ossos não são feitos para absorver muita energia e os músculos agem como absorventes de choque adicionais. Mas, quando os músculos se tornam cansados e param de absorver a maioria da energia, as quantidades mais altas de choque vão para os ossos.

È mais comum de ocorrer em mulheres, e associado a outros fatores aumentam o risco de aparecimento desta lesão que são a tríade da mulher atleta:

  • alterações menstruais (oligomenorréia – fluxo menstrual diminuído, amenorréia – fluxo menstrual ausente),
  • osteoporose (diminuição da quantidade de cálcio na matriz óssea),
  • desordens alimentares (bulimia, anorexia).

Os sintomas são dor de moderada a intensa ao fim da atividade física, e podem aparecer edema, hematoma ( mais raro), e a área se apresentar mais quente e avermelhada.

O diagnóstico é feito através de exames com maior sensibilidade como a ressonância magnética e a cintilografia óssea, o raio x raramente detecta este tipo de fratura.

Dentro do tratamento, o mais importante é o repouso para permitir consolidação óssea, também pode ser aplicadas compressas de gelo de 20 a 30 minutos no local se o mesmo se apresentar com edema e calor, e em alguns casos pode ser indicada a imobilização.

O mais importante é a prevenção, portanto faça seu treino de maneira adequada seguindo orientações do seu treinador físico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s