Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Dores no Pé

Dor nos pés:  Fascite plantar e Esporão do calcâneo

A dor na região do calcâneo nos pés, pode ser devido a muitas causas, mas duas são consideradas mais comuns: a fascite plantar e o esporão.

A fascite plantar é definida como uma inflamação na fáscia do pé que é um faixa de tecido fibroso que se estende do calcanhar aos dedos. A fascite pode surgir devido pronação excessiva do pé, calçado inadequado, longos períodos em pé, indivíduos com sobrepeso  e também em esforços repetitivos como no caso de corredores.

É importante saber que fascite e esporão não são a mesma coisa.

O esporão é caracterizado por uma espícula óssea que surge no músculo flexor curto dos dedos e não na fáscia plantar e pode ser facilmente identificado através de uma radiografia, que se utiliza para um diagnóstico diferencial.

Estudos sugerem que o esporão surge a partir de uma fascite plantar (cerca de 50% de pessoas com fascite plantar possuem esporão), portanto é importante que qualquer dor nos pés seja investigada.

A dor na fascite surge ao se colocar  os pés no chão e dar os primeiros passos, sendo pior na parte da manhã,mas com tendência  a melhora após a movimentação, já  no caso do esporão a dor começa a aparecer após um tempo de caminhada ou corrida.

O tratamento para os dois casos  é praticamente o mesmo e se dá através de repouso, alongamentos da panturrilha, uso de gelo no caso das lesões recentes, anti-inflamatórios e em alguns  casos o uso de palmilha alivia o quadro.

4 responses

  1. margareth

    SOUBE QUE ANDAR DE BICICLETA MELHORA O PROBLEMA DO ESPORÃO DE CALCANEO , É VERDADE?

    19 de Maio de 2011 às 20:23

    • Melhorar , não melhora, mas é um ótimo treino aeróbico pra quem tem esporão, por que o que incomoda neste caso é o impacto do calcanhar no solo, e na bicicleta não se tem. Não se sente dor do esporão na bicicleta, mas não quer dizer que melhore.

      Renata Morete

      21 de Maio de 2011 às 2:24

  2. Marilene

    Tenho tido dores na parte interna do pé, com o crescimento do osso (acho eu), bem naquela dobra ( junta), não é embaixo do pé. Me incomoda mais quando caminho muito, fico de pé, e colocar tênis ta dificil! Pode ser esporão?

    7 de Outubro de 2011 às 15:52

    • Pelo local da dor é mais característico o diagnóstico de fascite plantar, no entanto cerca de 50% das pessoas que apresentam fascite plantar também possuem esporão. O raiox é um exame simples que descarta ou confirma a presença de esporão. Em ambas patologias recomenda-se uso de gelo na fase aguda( região mais quente, com edema e dor à palpação) e repouso, podendo ser indicado o uso de palmilha. O ideal é procurar um médico para realização de exame clínico e/ou por imagem.

      9 de Outubro de 2011 às 16:49

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s