Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Correr na praia, conheça os benefícios e os cuidados que se deve ter

O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o seu treino, pois fortalece os músculos, trabalha o corpo por inteiro, melhora a estabilidade, beneficia o exercício de conscientização corporal – que chamamos de propriocepção – e traz uma sensação de bem-estar incrível, privilégio para os adeptos que experimentam este tipo de ambiente. Porém, o praticante deve estar alerta para alguns cuidados que devem ser tomados e saber se o seu corpo está preparado para este tipo de esforço, pois o terreno exigirá um empenho maior de seu corpo. Para que você possa iniciar esta prática com segurança, listamos abaixo os benefícios e cuidados que você deve ter ao se exercitar neste tipo de solo.

Benefícios Psicológicos

1. Relaxa do stress de ambientes fechados.

2. Respira-se um ar com mais qualidade.

3. O contato com a natureza estimula a sensação de bem-estar produzindo hormônios bons.

4. O barulho do mar tranquiliza a mente, diferente do barulho das esteiras em academias ou ainda, do som alto dos carros quando a pista de corrida é ao lado da orla.

5. Se o treino for realizado pela manhã (antes das 10:00) ou no fim da tarde (após as 16:00), você poderá usufruir dos benefícios dos raios solares bons, ajudando na fixação de cálcio nos ossos por causa da maior produção de vitamina D, além de energizar a pessoa causando sensação de felicidade!

Benefícios Físicos

1. Correr em solo arenoso fortalece os músculos das seguintes regiões: glúteos, coxas, panturrilhas, abdômen e coluna lombar.

2. Fortalece os ligamentos, tendões e articulações, principalmente dos tornozelos, joelhos e quadril.

3. Desenvolve equilíbrio e estabilidade.

4. Beneficia o trabalho de propriocepção (conscientização corporal: capacidade do indivíduo perceber e comandar seu corpo em determinado espaço).

5. Por causa do maior esforço (terreno fofo) requer maior energia, consequentemente , maior gasto calórico.

6. Correr na areia mais dura, perto da água, gera menos impacto do que no asfalto, diminuindo o stress nas articulações e tíbia (“osso da canela”).

7. Há um aumento do estímulo proprioceptivo, o que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pés.

8. No final do treino pode-se correr devagar na água, pela altura da canela, para relaxar as musculaturas.

9. O banho de mar pós-treino revigora. Esse efeito energizante deve-se às propriedades benéficas da água salina. A água marinha contém mais de oitenta elementos químicos, entre os quais o cálcio, o zinco, o silício e o magnésio, que são usados para o tratamento de doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Elementos como o potássio, ferro, iodo e cloreto de sódio eliminam toxinas e melhoram o nosso sistema de defesa imunológico. Já o sal marinho possui propriedades cicatrizantes e antissépticas. Além disso, as ondas do mar atuam como verdadeiras sessões de massagem, pois estimulam a circulação sanguínea causando um aumento de oxigenação das células, aliviando ainda tensões musculares.

Cuidados

1. Quando for começar, diminua o ritmo que você está acostumado a correr em solo plano. O terreno arenoso é mais pesado e difícil.

2. É possível que a praia seja inclinada, portanto, divida o tempo de treino igualmente e corra para uma direção e depois a outra para que o esforço seja equilibrado nos dois lados do corpo.

3. Cuidado com os obstáculos que se formam com a areia: ondulações, buracos, poças de água… Assim você evita torcer o tornozelo e o joelho.

4. O aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino são fundamentais porque na areia a exigência é bem maior aumentando esses cuidados.

5. O protetor solar também é muito importante já que na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares através da areia queimando mais a pele.

6. Correr ou não com tênis? O ideal é com tênis, mesmo na areia fofa. Não existe contra-indicação, porém na areia batida, mais próxima à água, o ideal é o uso de um tênis com amortecedor. A terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de problemas como a tendinite, principalmente na planta dos pés. Além disso, há um aumento de sobrecarga na região do joelho e nas articulações. Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses já que o terreno tem menos estabilidade.

7. Para quem está correndo descalço, cuidado com o lixo na praia. Infelizmente não estamos a salvo de um caco de vidro, latinha de alumínio, palito de churrasco, tampa de garrafa ou quaisquer objetos cortantes que são deixados pelos banhistas nas areia.

8. Use roupas leves e claras, nada muito apertado. Após o treino dê um mergulho no mar!

9. Proteja também os olhos, use um bom óculos escuros pois o sol refletido na areia “machuca” o globo ocular.

10. Como a sudorese normalmente aumenta por causa da maior intensidade do esforço, procure hidratar-se mais vezes durante o treino. Não espere sentir sede ou o treino terminar para beber líquidos e não corra em jejum, pois a aceleração metabólica é também mais intensa, podendo fazer com que você se sinta mal com mais facilidade.

Se você seguir essas dicas, irá desfrutar de um excelente exercício físico. Mas cuidado! Procure a orientação de um treinador ou professor de educação física para lhe prescrever quantas vezes e qual a duração que seu treino deverá ter. Esta prescrição é importante e pode variar bastante de pessoa pra pessoa, pois o nível e a intensidade dos exercícios aplicados dependerão não só do condicionamento físico em que você se encontra, mas também do objetivo desejado.

One response

  1. Elsie da Mata

    Muito bom. Comecei hoje a correr na praia e surgiram muitas dúvidas as dicas são ótimas. Obrigada

    Elsie Mata

    27 de Fevereiro de 2012 às 13:18

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s