Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Dor no Joelho e Condromalacia

Existem inúmeras causas que podem levar a dores no joelho, no entanto há uma patologia muito comum que poucos conhecem: a  condromalacia. Pela falta de conhecimento muitas vezes ela não é detectada precocemente e desta forma tratada.

A condromalacia consiste  no desgaste ou ‘amolecimento’ da cartilagem por processo degenerativo, caracterizada por dor na região anterior do joelho, crepitação principalmente na extensão de joelho, dor ao subir e/ou descer escadas, leve edema e muitas vezes apresenta  piora durante mudanças do tempo.

Sua incidência é maior em mulheres, suas causas podem estar relacionadas ao uso excessivo, fraqueza da musculatura de membro inferior,  encurtamento dos músculos posteriores da coxa e mau alinhamento da patela.

O diagnóstico é feito através de  testes clínicos específicos e exames radiológicos.

O tratamento é feito através de alongamentos(principalmente da musculatura posterior de coxa), fortalecimento de quadríceps, tendo bons resultados. Pode ser recomendado também o uso de antiinflamatórios indicados pelo médico e até mesmo perda de peso para diminuir a sobrecarga na articulação do joelho. O tratamento cirúrgico pode vir a ser indicado caso não se obtenha melhora com o tratamento conservador acima citado.

Lembrando mais uma vez a importância do diagnóstico precoce, pois o fortalecimento e os alongamentos auxiliam no alívio da dor e prevenindo a ‘progressão’ que pode levar a artrose, no entanto a perda que se teve não é mais recuperada, logo  quanto antes iniciado o tratamento melhor para se evitar seus agravos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s