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Importância das atividades físicas no combate a doenças

São inúmeros os benefícios que os exercícios físicos podem trazer ao ser humano.

A maioria das pessoas está ciente da importância de se ter uma atividade física regular, mas a rotina estressante das grandes cidades desestimula os seus habitantes a começarem a ter hábitos mais saudáveis.

A falta de tempo e as horas perdidas em engarrafamentos impedem que as pessoas freqüentem academias ou tenham tempo para fazer algum tipo de esporte, além de contribuírem para maus hábitos alimentares.

A combinação de fast food, falta de exercícios e estresse, compromete a saúde de qualquer pessoa. Todos sabem que quando se ingere mais calorias do que se gasta o excesso de gordura se acumula. Apesar disso, foi descoberto recentemente que existe um novo fator nessa equação, o estresse.

Um estudo publicado na revista Nature Medicine, explica como essa doença tão discutida atualmente ajuda no aumento de peso. Os pesquisadores da Universidade Georgetown, em Washington, descobriram que quando uma pessoa está estressada o seu corpo libera NPY demasiadamente (um tipo de neurotransmissor). Isso provoca uma série de processos bioquímicos que ajudam as pessoas sedentárias a ficarem mais gordas.

A verdade é que não existe outra forma de se ter uma vida saudável e estar em paz com a balança, mesmo que a agenda fique apertada e algumas idas ao cinema tenham que ser sacrificadas, o jeito é conseguir tempo para fazer exercícios e se esforçar para se alimentar melhor. Afinal, atividades físicas também prometem reduzir o estresse e o excesso de cansaço típicos dos sedentários.

Aqui estão algumas dicas para começar a se exercitar:

Consiga o apoio de amigos e parentes, e se possível, exercite-se junto com eles.

Ao invés de usar o elevador ou pegar o carro para ir à padaria, use as escadas e vá caminhando.

Gestos simples como não usar o controle remoto, cuidar do jardim e arrumar a casa podem gastar uma boa quantidade de calorias.

Faça uma agenda de todas as suas atividades diárias e as siga rigorosamente. Procure fazer, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas 3 vezes por semana.

Tente se divertir ao se exercitar. É sempre mais difícil continuar a fazer algo de que não goste, por isso encontre alguma coisa que você ache agradável fazer, um esporte, por exemplo.

Lembre-se de que o começo é sempre mais difícil, mas que os resultados aparecerão.

One response

  1. Artigo muito bom!! Atualmente to nesse perfil aí e tá difícil sair dele.
    Já to me programando pra ir no Treino do Sapo!

    20 de Julho de 2010 às 17:50

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