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Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do organismo, facilitando a queima de gorduras. Quando inclusos no cardápio do dia-a-dia, fazendo parte de uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos são vistos como grandes aliados para quem deseja se manter em forma.

Cada alimento possui valores energéticos (calorias) específicos, ou seja, uma quantidade “x” de alimento libera uma quantidade “y” de energia na forma de calorias, e cada organismo utiliza essas calorias de maneiras diversas, de acordo com as variações metabólicas individuais, o que pode explicar, em parte, uma possível predisposição ou resistência à ou ao ganho de peso.

Os alimentos termogênicos, como o nome já diz, possuem um efeito térmico. Todos os alimentos geram energia, que produz calor, porém os termogênicos têm substâncias que ajudam a aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo e, com isso, a queima de gorduras se intensifica. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia e podem ajudar na perda de peso, porém estes, por si só, não ajudam a perder peso e não devem ser “encarados” como milagrosos, é preciso fazer uso de uma dieta equilibrada para que se tenha algum efeito positivo.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa: gengibre, canela, linhaça, soja, brócolis, kiwi, laranja, água de coco, mostarda, vinagre de maçã, aspargos, guaraná, cafeína, chá verde, aspargos, atum, sardinha, salmão, couve, acelga e até derivados de chocolate. A soja contém lisina e arginina, que são substâncias que estimulam a produção de do hormônio glucagon. Este hormônio, assim como a pimenta vermelha, possuem atividade térmica acelerando o metabolismo em aproximadamente 20%.

É importante ressaltar que os alimentos termogênicos não são milagrosos! Para que uma dieta para a perda peso seja eficaz eles devem compor um cardápio equilibrado e saudável acompanhado de atividade física regular e hábitos saudáveis de vida. Vale sempre lembrar aos que possuem restrições alimentares ou condições clínicas especiais a importância de se informar com um médico, nutricionista e educador físico quanto aos seus novos planos para entrar em forma!

Thais Siqueira Perricelli

Nutricionista

Especialista em Obesidade e Emagrecimento

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