Novo site do TdS em www.treinodosapo.com.br

Coluna de Nutrição – Selênio

 

Uma função importante do selênio é agir juntamente com o zinco na síntese dos hormônios da Tireóide (T3, T4). Por isso, a baixa ingestão desse mineral está associada a uma menor síntese de T3 e T4, consequentemente tornando o metabolismo mais lento.

A deficiência desse mineral está diretamente ligada ao aumento na produção de radicais livres durante a atividade física, causado pelo estresse oxidativo celular. Os exercícios levam a esse aumento na produção das espécies reativas de oxigênio, provocando dano celular de acordo com a intensidade.

Os radicais livres podem ser formados durante a produção de ácido lático e nas respostas inflamatórias secundárias às lesões musculares, mas o nosso organismo possui um sistema de defesa. Ou seja, para manter o equilíbrio dos sistemas antioxidantes, o corpo depende de vários micronutrientes, dentre eles o selênio e as vitaminas C e E.

A suplementação pode ser útil para os atletas de endurance (força) após o exercício. Alguns pesquisadores dizem que megadoses por longo período podem ser perigosas, e não há estudos conclusivos que comprovem a eficácia da suplementação. Assim, devemos garantir a sua ingestão tendo como base uma alimentação adequada e equilibrada.

Para continuar lendo clique aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s